domingo, 25 de julho de 2010

Meu posicionamento sobre Mano Menezes

Saudações Alvinegras,

Não é novidade aos que me conhecem que não sou fã do treinador Mano Menezes. Inclusive cheguei a ter desafetos em outros blog´s que deixava meus comentário.

Sua passagem no Todo Poderoso merece respeito, afinal, nunca vi o Corinthians ser tão temido quando joga no Pacaembú como nestes quase 3 anos de trabalho dele.

Chegou e pegou um time quebrado, no fundo do poço e reestruturou a defesa (o setor mais frágil...quem não se lembra do pesadelo Betão??).

Reconquistou o respeito dos adversários para com o Todo Poderoso. Logo no primeiro ano de trabalho, a melhor campanha da história da Série B do Brasileirão, vice-campeão da copa do Brasil e o título da série B (que pra mim bastava o acesso).

Apesar da covardia do técnico na final em Recife, credito a perda do título muito mais ao mal-caratismo e canalhice de Alício "Ladrão" Pena Jr.

Até então, sempre apoiei o trabalho de Mano Menezes e entendia que, tinhamos um time forte para a disputa da série B, que foi muito além daquilo que foi traçado.

Em 2009, começei a ver as deficiências do treinador no que tange ao esquema tático. Um time totalmente perdido em campo, sem personalidade e uma retranca de dar raiva no mais otimmista dos Corinthianos. No jogo contra o São Paulo, era nítido a covardia do treinador diante de um São Paulo fraquíssimo e totalmente bagunçado, vivendo dos 3 últimos títulos nacionais (que ganhou mais por inompetência dos demais que por mérito e bom futebol). Empatamos um jogo em que poderíamos ter ganho, caso o treinador simplesmente colocasse o time pra frente.

Tudo isso ficou encoberto com a entrada triunfal de Ronaldo no time, a vitória incontestável sobre o São Paulo e o título em cima do Santos. O fato do título ter vindo de forma invicta encobriu uma das características marcantes do treinador...a convardia e a falta de capacidade em mudar o panorama de um jogo.

O título da Copa do Brasil, me fez mudar a opinião sobre o mesmo. Pela forma como o time jogou, deixei pra trás minhas opiniões sobre ele e pensei ter Mano Menezes, abandonado a retranca e começado arquitetar esquemas táticos do nível do inesquecível time montado por Vanderlei Luxemburgo em 1998.

A campanha pífia do Campeonato Brasileiro foi encoberta com a desculpa de que já tinhamos alcançado nosso objetivo no ano e os outros é que teriam que correr atrás. Desculpa esta dada inclusive por mim.

Em 2010, apoiei o rodízio de atletas promovido por Mano Menezes. O rodízio realmente colocou mais atletas em condição de jogo, porém, faltou capacidade para variações de jogadas e sobrou teimosia com jogadores sem a menor capacidade de jogar no Corinthians como Souza, Defederico e Tcheco.

Estes três jogadores tiveram e ainda têm chances infinitas no elenco e outros que poderiam render mais foram preteridos (Jadson, Ewerthon Ribeiro, Marcelinho).

Repudio veementemente colocações sem provas de que este ou aquele jogador é beneficiado por conta de este ou aquele empresário, ou por que são jogadores do mesmo empresário do treinador. Credito a insistência com jogadores deste nível a teimosia do mesmo e não a esquemas totalmente ridículos, levantados por pessoas que precisam vender notícias e não têm capacidade de apurar a verdade.

A gota d´água pra mim foi a perda da Libertadores para um time totalmente desqualificado como o do Flamengo...um time retrancado no Rio e aqui em São Paulo, precisando de mais um golzinho, ele enche o time com volantes. Quase queima o jogador Paulinho, que é bom jogador, mas, que jamais poderia ser colocado em tamanha fogueira.

As últimas partidas mostraram a deficiência deste treinador e sua insitência em colocar jogadores em posições erradas...vide Iarley (um bom jogador na posição errada). Falta a nós hoje (em decorrência da ausência de Ronaldo) um matador...nosso time hoje carece de um camisa 9 que empurre a bola pra dentro do gol.

A saída de Mano Menezes do Corinthians não era programada, mas, aconteceu e espero que Adilson Batista renove este time, fortalecendo a zaga que ultimamente está meio vulnerável, que abandone a retranca e somente a use no momento certo e não a todo momento. O novo treinador tem meu apoio, mas, também, como toda a Fiel, estarei de olho e se necessário vou cobrar.

Apesar de não ter minha aprovação, Mano Menezes teve apoio quando precisou (inclusive o meu) e foi cobrado (principalmente por mim) quando foi necessário. Vejo que para conquistas grandes (que carecemos) ele não é o nome mais indicado.

Mais uma vez no que tange a sua saída, temos que entender que maior do que Mano Menezes é o Corinthians (maior clube do Brasil e do mundo), que ficará até fim dos tempos.

Maior do que eu, vc, Ronaldos, Dentinhos e Manos Menezes é o Sport Club Corinthians Paulista, o campeão dos campeões.

Fica, meu respeito a pessoa de Mano Menezes, que, mesmo não tendo minha aprovação como treinador do Corinthians, é o treinador da seleção brasileira e, pela imagem que criou no Todo Poderoso, espero que se de bem.

Abraços

Uilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário