sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jairo e Sergio Gil, eternamente em nossos corações

Saudações Alvinegras,

Hoje lembrei de dois grandes jogadores que muito honraram nosso manto e que hoje, para os Corinthianos que viveram os anos 80 e 90, deixam saudades, tanto da bola, quanto da vida.

Recentemente perdemos Jairo, volante eficiente, com chute fortíssimo, bom batedor de faltas. Estive no Pacaembu em 1991 num jogo contra a Portuguesa (que aquela época era visto como um clássico). Toninho fez o gol dos lusos e esfriou o lotado templo do Timão.

Em seguida, o Timão desce ao ataque, cruzamento da direita do grande Giba, a zaga dá o rebote, a bola vem a meia altura e Jairo pega uma bomba de primeira, colocando no canto do goleiro Serginho (lembram dele...aquele de bigode). O estádio veio a baixo, mas, naquela noite não conseguimos a virada...o jogo foi parelho e o empate persistiu, mas, Jairo saiu aplaudido de campo.

Já aposentado do futebol, uma acidente com sua moto vitimou este que com muita vontade honrou o manto sagrado...veio do Criciuma, não cresceu muito no futebol, mas, fez parte do elenco campeão do meu título mais amado...o brasileiro de 1990 e só por isso, tem espaço todo especial no meu coração alvinegro.

O outro, um meia promissor, veio do Figueirense (dessa eu não lembrava...tive que pesquisar), mas, me lembro que ele chegou pra cobrir a ausência do mago Everton que saiu do timão no segundo semestre de 1988 para jogar no Porto de Portugal.

Tinha um toque de bola refinado e fez gols bonitos pelo timão como o que marcou em 1988 nos 2 a 2 com o Inter no morumbi (naquele jogo, Marcos Roberto fez um golaço que foi eleito "o gol do domingo no fantástico").

Brilhou na antiga seleção brasileira de novos no mundial de juniores onde levou, como titular, o Brasil ao terceiro lugar com gols bonitos e toques de gênio.

Ficou em baixa no Timão com as chegadas de Claudio Adão e Gilberto Costa em 1989 e por isso, Vicente Matheus o negociava por empréstimo ao Inter de Porto Alegre para te-lo de volta em 1990.

No caminho de ida ao Beira-Rio, ainda em SP, seu Escort bateu numa carreta (isso eu não lembrava...tive que pesquisar), tirando-lhe a vida.

Mas, como dizem...Deus escreve certo por linhas tortas...sua morte resultou na negociação mais famosa de nossa história...a famosa troca com o rival Porco (mandamos, Dida, Paulinho Carioca e Ribamar e recebemos Denis, aquele da final de 86 entre porco e inter de limeira e o Xodó Neto).

Depois da final, Marcio Bitencourt, homenageou o grande Sérgio Gil publicamente! Esse Márcio era simplesmente "o cara!!".

Encerro por aqui, com um aperto no coração, mas, tenho certeza, que estes dois grandes homens e jogadores, aonde estiverem, fizeram seu papel, com dedicação e a tradicional garra corinthiana!

Eu saúdo Sérgio Gil e Jairo, eternamente em nossos corações!

Abraços

Uilson

10 comentários:

  1. Eternamente!!!

    um dos melhores posts sobre o Alvinegro lido nos ultimos tempos. Alias, o blog é demais, eis que surge um aprendiz de Celso Unzelte.

    Dá-lhe camarada Uilson!!! Aprendi com ele e levarei adiante.

    Acidnete envolvendo alvinegros, além do muito conhecido envolvendo o Lidu e o Eduardo, tem aquele envolvendo o Daniel Gonzales, eai tem algo a escrever???

    Ass. Marco Antonio!

    Grande abraço pra ti e espero vê-lo amanhã!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcão...do Daniel Gonzales já não me lembro muito...sei que ele jogou no Timão em 83 e foi negociado em 83 com o Vasco...morreu de acidente tb...agora, detalhes eu não sei, mas, podemos pesquisar um pouco e falar a respeito.
    Abs e até amanhã na rádio coringão

    ResponderExcluir
  3. Parabéns

    Seu blog está muito bom,e sempre positivo aprender e relembrar Corinthians...


    E Vai Corinthians !!!

    ResponderExcluir
  4. http://www.colecaocorinthians.com.br/ficha.php?p=260

    ResponderExcluir
  5. http://www.colecaocorinthians.com.br/ficha.php?p=261

    ResponderExcluir
  6. jogou no Corinthians em 89 era considerado o novo Zico

    ResponderExcluir
  7. jogou no Corinthians em 89 era considerado o novo Zico

    ResponderExcluir
  8. lembro era muito bom de bola ,era comparado com o Zico jogava muito este moleque ,infelizmente Deus o levou

    ResponderExcluir
  9. lembro era muito bom de bola ,era comparado com o Zico jogava muito este moleque ,infelizmente Deus o levou

    ResponderExcluir