quinta-feira, 14 de abril de 2011

Festa Alvinegra no Maracanã em 1991

Saudações!

Chamam o jogo Corinthians e Flamengo de "o clássico das multidões". Eu particularmente considero esse jogo como o time de uma multidão (eles) contra o time de uma nação (obviamente, a gente).

Em 1991, aqueles mesmos operários Corinthianos de foram campeões brasileiros de 1990 subiram ao Maracanã para enfrentar o time das multidões.

Uma multidão rubro-negra estava ali, mas, ao redor do Brasil e do mundo, uma nação inteira iluminava aqueles operários naquele 05/maio/1991.

Como atual campeão brasileiro e também do super campeonato brasileiro, o Corinthians entrou em campo sob forte pressão da imprensa, que dava como certa uma vitória flamenguista.

As coisas não foram bem assim. Os operários abriram o placar com Dinei logo aos 10 do primeiro tempo.

Ali, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo (que na época era Wanderley Luxemburgo) já pode ver o que lhes esperava. Não seria fácil...e não foi.

Em cobrança de falta de Junior, Wilson Gottardo empatou para eles. O sentimento de confiança dos cariocas voltou.

Até que aos 20 do primeiro tempo, uma falta para o Corinthians, bem de longe, na intermediária. Gilmar, o goleiro do Flamengo (hoje empresário Gilmar Rinaldi), mandou abrir a barreira...afinal, Neto era o melhor cobrador de faltas do Brasil, mas, daquela distância e, em pleno Maracanã a "casa" deles, jamais ousaria chutar dali.

Eis que Neto toma distância e bate. A bola viaja e cai nas redes, no ângulo...Gilmar nada pôde fazer...festa da fiel presente ali...festa da nação alvinegra...infinitamente maior que a multidão flamenguista.

Um golpe duro na imprensa abultre e parcial...uma pancada em muito jornalista flamenguista e também pseudos corinthianos que na verdade veneram essa mentira carioca.

Depois, no segundo tempo, os operário seguraram a pressão de Zinho, Junior e Gaúcho até os 37 do segundo tempo, quando Gaúcho empatou para os donos da casa.

O jogo caminhava para o empate, mas, aquele dia estava escrita mais uma façanha dos operários.

Em levantamento na área, Viola (que retornava do São José), desviou, Paulo Sérgio matou no peito e fusilou Gilmar Rinaldi.

Vencemos o "temido" flamengo em pleno Maracanã por 3 a 2 e a nação alvinegra mais uma vez, superou a pequena "multidão" flamenguista.

Vencemos também a imprensa flamenguista daqui e do Rio, que tiveram que se curvar perante os operários Corinthianos.

Em 1991, o Vasco da Gama foi o campeão brasileiro...tudo porque, na fase de classficação, uma mutreta nos bastidores, favoreceu o fluminense, nos prejudicou e mesmo com uma vitória por 1 a 0 sobre o Náutico no Pacaembú, acabamos por ficar de fora da fase final...sorte deles...pois tenho certeza de que o espírito de 1990 mais uma vez encarnaria naqueles operários e seriamos bi-campeões.

Veja neste link, os gols do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=xXPt7OQ_Ah4

Abaixo, a ficha técnica:


FICHA TÉCNICA CORINTHIANS 3 X 2 FLAMENGO

Dia: 5 de maio de 1991
Estádio: Maracanã, RJ
Árbitro: José Mocelin (RS)
Público: 12.807 pagantes
Renda: Cr$ 12.784.000,00
Gols: Dinei 10, Wilson Gottardo 20 e Neto 26 do 1º; Gaúcho 37 e Paulo Sérgio 45 do 2º

Flamengo: Gilmar; Charles Guerreiro, Adílson, Wilson Gottardo e Dida; Zé Ricardo, Júnior, Marquinho (Toninho Cajuru) e Alcindo; Gaúcho e Zinho (Nélio). Técnico Vanderlei Luxemburgo.

Corinthians: Ronaldo; Giba, Marcelo, Wilson Mano e Jacenir; Márcio, Tupãzinho (Jairo) e Neto (Viola); Fabinho, Dinei e Paulo Sérgio. Técnico: Nelsinho Batista

2 comentários:

  1. O goleiro afinal de contas, era Gilmar ou Zé Carlos ???

    E a escalação do Corinthians está no Flamengo e a escalação do Flamengo está no Corinthians

    Confuso....

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis, desculpe...fiz confusão...já corrigi. Obrigado pela correção e desculpe a nossa falha!

    ResponderExcluir