domingo, 15 de agosto de 2010

Corinthians e Palmeiras em 1988 - A Fiel entrou no gol

Saudações alvinegras!

Vivo dizendo neste espaço, que, o Corinthians é uma torcida de quem um time. E a cada jogo que vou, a cada momento marcante que lembro, mais essa certeza se firma em meu coração.

Para o pessoal mais novo, sabiam que a força da fiel num pacaembú lotado fez uma bola não entrar? Pois é...essa é a única explicação para o gol incrível perdito por Célio do Palmeiras num clássico disputado no paulista de 1988 (ano em que fomos campeões).

O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0. Era um jogo tenso. O adversário vinha no desespero de quase 11 anos na fila. Tinha Zetti no gol, Ditinho Souza, Edu Manga, Gerson Caçapa, Célio (comprado da Portuguesa), Tato (campeão paulista pela Inter de Limeira em 86), Toninho (o Toninho Cecílio, ex dirigente e atual treinador) e Enio Andrade como treinador.

O Timão, que seria o campeão daquele torneio, vinha com Carlos no gol, Edson, Marcelo Djean, Denilson, Biro-Biro, Dida, Marcio Bitencourt, Wilson Mano, Everton, João Paulo, Paulinho Carioca...etc...Tinha também o querido Ronaldo Giovanelli na reserva, Edmar...que não lembro se jogou aquele dia. Tinha também um bom jogador, que (não sei por que) não foi aproveitado, chamado Paulinho Gaúcho...bom ponta, rápido e driblador.

No segundo tempo, numa bola alçada na área, Edu Manga fez 1 a 0 para o porco. Algum tempo depois, o treinador Jair Pereira colocou em campo Paulinho Gaúcho que fez uma linda jogada pela direita, cruzou rasteiro para um chute de trivela de João Paulo, que empatou o jogo, matou o porco e fez o pacaembú vir abaixo.

Mas, o lance comentado por meses foi uma chegada do porco. Célio recebeu livre de marcação, driblou Carlos e tocou para o gol...bom...não foi gol porque a bola saiu.

O cara conseguiu errar com o gol vazio!!! Ele parou, colocou as mãos na cabeça...ficou estático ali por alguns segundos tentando imaginar o que ocorrera. A própria fiel torcida ficou estarrecida por alguns momentos até vibrar como um gol. A torcida rival fica estática até o fim do jogo.

Célio havia perdido o gol mais feito daquele ano...aliás...ele não perdeu não! A Fiel estava ali, e sua força, que empurra o Timão pra cima dos adversários, fez com que o gol encolhesse e a bola fosse pra fora.

Algum fantasma alvinegro teria desviado com um sopro aquela bola? Creio que não...a Fiel torcida lota estádios, empurra o Timão e se preciso, também tira as bolas adversárias do nosso gol.

Abraços

Uilson

3 comentários:

  1. To seguindo e ouvindo a rádio de você ao vivo todos os dias, moro na inglaterra a 7 anos e não consigo deixar de ouvir vocês nunca e seguir os sábios comentários Abraços Rafhael Silva Reading Inglaterra 00447702075824

    ResponderExcluir
  2. Rafhael! Muito obrigado pela audiência e participação no blog.
    Assim que me lembrar de mais jogos que estive, posto aqui para compartilharmos.

    ResponderExcluir
  3. Caro Uisão, não temos vídeos desse lance??

    ResponderExcluir