domingo, 17 de abril de 2011

Qual seu jogo inesquecível?

Saudações!

Como todos sabem, o intuito deste espaço é inaltecer aqueles que vestiram o manto sagrado Corinthiano e o honraram.

Acima disso, este blog tem por missão inaltecer a Fiel Torcida (a mãe do SCCP).

Já postei muitos jogos inesquecíveis aqui, fatos marcantes, etc.

Agora, quero saber de vc, torcedor corinthiano, qual seu jogo inesquecível. Qual momento marcante na sua vida!

Comente aqui que irei postar sobre o seu jogo preferido.

Abs.

Uilson

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Festa Alvinegra no Maracanã em 1991

Saudações!

Chamam o jogo Corinthians e Flamengo de "o clássico das multidões". Eu particularmente considero esse jogo como o time de uma multidão (eles) contra o time de uma nação (obviamente, a gente).

Em 1991, aqueles mesmos operários Corinthianos de foram campeões brasileiros de 1990 subiram ao Maracanã para enfrentar o time das multidões.

Uma multidão rubro-negra estava ali, mas, ao redor do Brasil e do mundo, uma nação inteira iluminava aqueles operários naquele 05/maio/1991.

Como atual campeão brasileiro e também do super campeonato brasileiro, o Corinthians entrou em campo sob forte pressão da imprensa, que dava como certa uma vitória flamenguista.

As coisas não foram bem assim. Os operários abriram o placar com Dinei logo aos 10 do primeiro tempo.

Ali, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo (que na época era Wanderley Luxemburgo) já pode ver o que lhes esperava. Não seria fácil...e não foi.

Em cobrança de falta de Junior, Wilson Gottardo empatou para eles. O sentimento de confiança dos cariocas voltou.

Até que aos 20 do primeiro tempo, uma falta para o Corinthians, bem de longe, na intermediária. Gilmar, o goleiro do Flamengo (hoje empresário Gilmar Rinaldi), mandou abrir a barreira...afinal, Neto era o melhor cobrador de faltas do Brasil, mas, daquela distância e, em pleno Maracanã a "casa" deles, jamais ousaria chutar dali.

Eis que Neto toma distância e bate. A bola viaja e cai nas redes, no ângulo...Gilmar nada pôde fazer...festa da fiel presente ali...festa da nação alvinegra...infinitamente maior que a multidão flamenguista.

Um golpe duro na imprensa abultre e parcial...uma pancada em muito jornalista flamenguista e também pseudos corinthianos que na verdade veneram essa mentira carioca.

Depois, no segundo tempo, os operário seguraram a pressão de Zinho, Junior e Gaúcho até os 37 do segundo tempo, quando Gaúcho empatou para os donos da casa.

O jogo caminhava para o empate, mas, aquele dia estava escrita mais uma façanha dos operários.

Em levantamento na área, Viola (que retornava do São José), desviou, Paulo Sérgio matou no peito e fusilou Gilmar Rinaldi.

Vencemos o "temido" flamengo em pleno Maracanã por 3 a 2 e a nação alvinegra mais uma vez, superou a pequena "multidão" flamenguista.

Vencemos também a imprensa flamenguista daqui e do Rio, que tiveram que se curvar perante os operários Corinthianos.

Em 1991, o Vasco da Gama foi o campeão brasileiro...tudo porque, na fase de classficação, uma mutreta nos bastidores, favoreceu o fluminense, nos prejudicou e mesmo com uma vitória por 1 a 0 sobre o Náutico no Pacaembú, acabamos por ficar de fora da fase final...sorte deles...pois tenho certeza de que o espírito de 1990 mais uma vez encarnaria naqueles operários e seriamos bi-campeões.

Veja neste link, os gols do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=xXPt7OQ_Ah4

Abaixo, a ficha técnica:


FICHA TÉCNICA CORINTHIANS 3 X 2 FLAMENGO

Dia: 5 de maio de 1991
Estádio: Maracanã, RJ
Árbitro: José Mocelin (RS)
Público: 12.807 pagantes
Renda: Cr$ 12.784.000,00
Gols: Dinei 10, Wilson Gottardo 20 e Neto 26 do 1º; Gaúcho 37 e Paulo Sérgio 45 do 2º

Flamengo: Gilmar; Charles Guerreiro, Adílson, Wilson Gottardo e Dida; Zé Ricardo, Júnior, Marquinho (Toninho Cajuru) e Alcindo; Gaúcho e Zinho (Nélio). Técnico Vanderlei Luxemburgo.

Corinthians: Ronaldo; Giba, Marcelo, Wilson Mano e Jacenir; Márcio, Tupãzinho (Jairo) e Neto (Viola); Fabinho, Dinei e Paulo Sérgio. Técnico: Nelsinho Batista